\o/ __Blog do Robinho__ \o/ __Obrigado pela Visita!__ \o/ Symphony X - Out of The Ashes

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sobre religiosidade

Fiz um trabalho pra disciplina de cultura religiosa. Achei bem interessante e resolvi postar aqui. São 3 dissertações, mas a última delas eu e a Ju concordamos que num ta muito legal então não vo postar. Eu iria refazê-la, mas tinha que entregar e mandei do jeito que tava mesmo. Essa é a primeira dissertação junto com seu enunciado

  • A relação entre Fé e Saúde, ou Religião e Medicina é tema de discussão no mundo atual, porém já acontece de longa data na história humana. Procure dissertar a este respeito, comprovando a relação entre ambas, bem como analisando tanto aspectos positivos quanto negativos desta relação.
“Dois homens parados e vem um touro bravo na direção dos dois: um deles corre em disparada, enquanto o outro abre a bíblia e começa a rezar pedindo proteção. Um deles se salva e, certamente, não foi o que ficou rezando”. Ouvi isso quando freqüentava Igreja dos Santos dos Últimos Dias, vulgo Igreja dos Mórmons. O que queria dizer é que a fé e a devoção a Deus farão com que Ele nos ajude nos momentos difíceis, mas apenas esperar que Ele faça tudo seria estupidez. Quando se fala em medicina e sua direta relação com a fé, pensa-se em quantas vidas foram perdidas por pessoas que achavam que seriam curadas pela força divina, pessoas que negligenciaram a medicina do homem e buscaram ajuda no plano misterioso. Estupidez: é como classifico. Não se pode crer que toda a doença e todos os males do mundo são resolvidos pela fé. O homem e seu conhecimento já são as ferramentas que Deus usa para salvar as pessoas, mas elas não acham o suficiente, preferem acreditar que um anjo descerá dos Céus exclusivamente para tratar de sua enfermidade: isso não é fé. Como Lázaro Ramos fala no “Dicionário de A à Z”, “fé é toda a certeza que dispensa provas”, sendo assim, esperar um anjo nada mais é do que esperar uma prova de que Ele existe. Uma amiga minha, com leucemia, quase morreu há poucos meses atrás, o tratamento duraria cinco anos com grande risco de morte: a família dela freqüenta assiduamente a Igreja dos Santos dos Últimos Dias. Faz seis meses que começou o tratamento e está praticamente curada, já está em casa e, em poucas semanas, o tratamento estará terminado. O que pensar disso? Trabalho do homem. Medicina do homem. Mas e quem diz que não tem uma forcinha do Todo Poderoso ali? Os milagres estão por toda a parte, a todo instante, mas é mais fácil acreditar na santa aparição no vidro da janela... Acredito sim, que medicina e fé estão diretamente relacionadas, uma não funciona bem sem a outra. Somente a fé, pouco resolve. Somente a medicina, é esperar demais do homem. A união e o equilíbrio entre medicina e fé certamente será a que obterá os melhores resultados.

Nenhum comentário: